O Museu do Rio Cuiabá foi construído em 1899 e tombado pelo governo do Estado em 1983.
O antigo prédio que abrigou por cem anos o Mercado Público, na margem do rio Cuiabá, hoje funciona como um pequeno complexo de lazer. Suas salas abrigam restaurante de comidas típicas, espaço de exposições e loja de artesanato. Ao lado, o aquário municipal possui alguns peixes da região.
Email Público: ju_mello2008@hotmail.com
Telefone Público: (65) 3617-1286
Endereço: Av. Beira Rio, Porto, 78025-190 Cuiabá-MT
CEP:
Logradouro:
Número:
Complemento:
Bairro:
Município:
Estado:
Descrição
A construção foi tombada pelo Governo do Estado em 1983. O antigo Mercado do Peixe era um ponto de captação dos pescados e alguns produtos agrícolas ribeirinhos. A população e os comerciantes usavam o espaço como feira livre.Na época de sua construção, não existia a ponte Júlio Muller, a primeira ligação sobre o rio Cuiabá entre a Capital e a vizinha Várzea Grande, nem a av. Beira Rio. As barcas faziam a travessia de pessoas e mercadorias de um lado para o outro do rio. A construção do antigo mercado fazia parte de um complexo de casarios nas ruas e becos, com nomes interessantes como Beco Quente, Beco da Confusão, Rua da Lama e outros.
O nome do Museu do Rio foi escolhido em homenagem ao descendente árabe, Hid Alfredo Scaff, que era morador da região e principal comerciante do então Mercado do Peixe. Ele também explorou por muito tempo a navegação fluvial no rio Cuiabá. Lá permite-se apenas a restauração, não podendo ser alterada a sua estrutura física.
Galeria
