Casa dos Frades

O imóvel pertenceu aos franciscanos até 2010, quando a Igreja da Boa Morte, que fica ao lado dessa casa, na Rua Cândido Mariano, região central da capital, passou a pertencer à Mitra Arquidiocesana de Cuiabá. Por algum tempo, a casa foi utilizada para a realização de eventos da igreja, sendo que atualmente encontra-se alugada como alternativa para conservação do imóvel.

Endereço: Rua Cândido Mariano, s/n Centro Cuiabá - MT

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Município:

Estado:

País:

Região:

Estado:

Mesorregião:

Microrregião:

Município:

Zona:

Subprefeitura:

Distrito:

Descrição

"Conforme matéria publicada em 15 de novembro de 2013 no portal G1 Mato Grosso, o imóvel pertenceu aos franciscanos até 2010 quando a Igreja da Boa Morte, que fica ao lado dessa casa na Rua Cândido Mariano, região central da capital, passou a pertencer à Mitra Arquidiocesana de Cuiabá.

Por algum tempo, a casa foi utilizada para a realização de eventos da igreja, sendo que atualmente encontra-se alugada como alternativa para conservação do imóvel.

Nesta mesma matéria o jornalista Laurentino Gomes autor do livro 1889, que trata do processo de Proclamação da República no Brasil, conta de sua insatisfação ao visitar a casa, segundo ele, em 1888 foi moradia do Marechal Deodoro da Fonseca na cidade de Cuiabá, quando foi despachado pelo Ministério da Guerra para ser o comandante de armas da província e chefe de uma expedição militar de observação das fronteiras, porém esta estadia foi demasiadamente rápida, pois o militar descobriu que o seu rival pessoal e político, Silveira Martins, havia sido nomeado presidente da Província do Rio Grande do Sul e que seu irmão tinha falecido em uma viagem indo para o Rio de Janeiro.

O jornalista relata que encontrou a casa em ruínas, com parte do reboco das paredes desabado, estando o restante coberto por pichações não havendo nenhuma identificação do imóvel e, devido também a isto, passa despercebido pela população local que desconhece que ali morou um herói da nação, o Oficial da Proclamação da República.

Atualmente, o imóvel encontra-se em melhor estado de conservação, provavelmente devido a intervenções dos locatários, estando as fachadas pintadas e sua arquitetura respeitada."

Portaria de tombamento N°77/87, publicada no D.O. de 04/11/1987

Fonte:
Araújo, Robinson de Carvalho; Apresentação de trabalho acadêmico. Brasília: AVM Faculdade Integrada, 2015

Galeria

evento entre e Baixar Planilha