Secretaria Geral

Atualmente funciona no prédio o Arquivo Público do Estado de Mato Grosso, órgão responsável pela preservação e conservação da documentação histórica regional.

Endereço: Av. Getúlio Vargas, 451 Cuiabá-MT

CEP:

Logradouro:

Número:

Complemento:

Bairro:

Município:

Estado:

País:

Região:

Estado:

Mesorregião:

Microrregião:

Município:

Zona:

Subprefeitura:

Distrito:

Descrição

"Segundo o processo de tombamento (2000) o Prédio da Secretaria Geral é mais um integrante das “Obras Oficiais” do Estado Novo, sendo construído em 1941, pela firma Coimbra Bueno estando o projeto sob a responsabilidade do engenheiro Cássio Veiga de Sá, tendo sido implantado no prolongamento da Avenida Getúlio Vargas, contribuindo para a expansão da capital mato-grossense, pois até então esta era delimitada pelos cruzamentos com a Rua 13 de Junho e Comandante Costa, em um intervalo de quatro quadras.

Sua construção teve a finalidade de abrigar diversas repartições públicas, como, por exemplo, o Tesouro do Estado, sob o comando do então Secretário Geral Dr. João Ponce. A Secretaria Geral também teve um importante papel no que diz respeito ao Movimento Mudancista, garantindo a permanência do título de capital do Estado à Cuiabá.

Em estilo Art Déco, assim como todos os outros construídos no período do Estado Novo, tendo como características linhas despojadas, com imponente simplicidade de linhas geométricas, com pequenos detalhes como os das portas principais e relevos positivos e negativos na fachada como nos polares da entrada principal.

A definição da cor verde para o revestimento foi escolhida pelo Dr. João Ponce, fazendo alusão à denominação de “Cidade Verde”, modo carinhoso como Cuiabá era chamada a época, porém houve uma preocupação dos Técnicos da firma Coimbra Coelho em relação à manutenção das cores da fachada e, com isso, adicionaram à argamassa uma tinta verde importada da Alemanha, encontrado o pigmento satisfatório para a execução dos serviços.

Atualmente funciona no prédio o Arquivo Público do Estado de Mato Grosso, órgão responsável pela preservação e conservação da documentação histórica regional."

Portaria de tombamento N°07/00, publicada no D.O. de 28/04/2000.

Fonte:
Araújo, Robinson de Carvalho; Apresentação de trabalho acadêmico. Brasília: AVM Faculdade Integrada, 2015

Galeria

evento entre e Baixar Planilha